A Igreja de São Francisco é uma igreja gótica da cidade do Porto, situada na freguesia de São Nicolau em pleno Centro histórico do Porto. A construção iniciou-se no século XIV como parte de um convento Franciscano. É notável pelo seu conjunto de talha dourada barroca do século XVIII. Anexa à sua entrada frontal, situa-se a Igreja da Venerável Ordem Terceira de São Francisco.
Do lado de fora, o amplo largo com um cruzeiro convida a conhecer o templo, erguido com recursos do governo português e doações de fiéis. A fachada tem duas torres relativamente simples e um frontão mais elaborado. Na capela e no claustro, pinturas em quase 55 mil azulejos mostram a vida de São Francisco.
Conhecida como "Igreja de Ouro", com o interior recoberto de folhas de ouro puro, a Igreja de São Francisco é considerada o mais belo exemplar do barroco português nas Américas. A lenda versa que seus construtores utilizaram mil quilos de ouro em pó. A construção da primeira metade do século XVIII guarda belos exemplares de arte que não podem deixar de ser apreciados, como o painel de azulejos portugueses, as pinturas e esculturas nas paredes, colunas, teto e altares.
É considerada uma das mais belas do Brasil, e um dos melhores exemplos do barroco português no mundo.
Salvador é o coração histórico do País. Possui o maior número de igrejas seculares na América, fundadas nos séculos 16 e 17. Tem também o maior número de fortes e inúmeros casarões antigos. Por cerca de metade dos cinco séculos de História do Brasil, Salvador foi sua maior cidade. Ainda é uma das mais vibrantes.
Praias, música, museus, cultura, teatros, carnaval, patrimônio histórico. São muitas as opções turísticas da capital baiana, a primeira cidade fundada no Brasil.
A cidade de Salvador é notável pela sua gastronomia, música e arquitetura. Sua área metropolitana é a mais rica do nordeste. A influência africana é forte nos aspectos culturais da cidade. O Centro Histórico de Salvador é conhecido pela sua arquitetura colonial portuguesa e foi declarado como Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas.
Belo Horizonte > Rio de Janeiro
Rio de Janeiro > Belo Horizonte