O Museu de Arte do Rio, uma das âncoras culturais do Porto Maravilha, é um espaço dedicado à arte e à cultura visual. Inaugurado na comemoração dos 448 anos do Rio de Janeiro, dia 1º de março de 2013, tem 15 mil metros quadrados de construção e oito grandes salas de exposição, duas para cada mostra. Ao lado do museu está a Escola do Olhar, destinada à educação e que desenvolve programas de formação continuada em artes e cultura visual com professores e educadores. A escola tem parceria com universidades, instituições museológicas, Organizações não governamentais (ONGs) e programas de educação não-formal, construindo espaços de pesquisa, seminários, workshops e cursos.
Inaugurado em março de 2013, o MAR está instalado em duas construções com estilos heterogêneos, porém interligados. O antigo palacete de D. João VI se une à uma edificação modernista. O primeiro prédio abriga as salas de exposições, que recebem mostras nacionais e internacionais, de assuntos do passado e do momento presente. Já no segundo, funciona a Escola do Olhar, que desenvolve programas acadêmicos sobre arte, cultura e educação.
O Museu de Arte do Rio promove uma leitura transversal da história da cidade, seu tecido social, sua vida simbólica, conflitos, contradições, desafios e expectativas sociais. Suas exposições unem dimensões históricas e contemporâneas da arte por meio de mostras de longa e curta duração, de âmbito nacional e internacional. O museu surge também com a missão de inscrever a arte no ensino público, por meio da Escola do Olhar.
Todas as exposições são temporárias e, entre as obras mostradas, há as do seu próprio acervo, que é constituído de 12 mil peças. A ideia envolve a construção de uma ligação com o espectador, que vai encontrar, por sua própria percepção, elementos com os quais se identifica e o inserem naquele contexto. As mostras são criativamente apresentadas e seus autores são artistas que pensam o Brasil ou são apaixonados pelo Rio. Aliás, o terceiro andar do pavilhão é todo dedicado à Cidade Maravilhosa. Visitas educativas podem ser agendadas e o setor de Educação promove ações pioneiras, tanto para alunos quanto para professores e o público em geral.
Belo Horizonte > Rio de Janeiro
Rio de Janeiro > Belo Horizonte