De autoria de Niemeyer, o Palácio da Justiça Brasília assemelha-se ao do Ministério das Relações Exteriores e ao Itamaraty, por causa dos seus arcos. Além do espelho d’água, cascatas artificiais correm por calhas de concreto e são a atração da fachada principal. Recentemente, passou a ser conhecido como Palácio Raimundo Faora.
O Palácio da Justiça é a sede do Ministério da Justiça. Possui estrutura gótica e moderna, com a exploração do concreto e do aço. A fachada do edifício é formada por lajes curvas entre arcos com cascatas artificiais, um olho d’água e dois painéis artísticos embutidos na parede. O Palácio é localizado na Ala Norte da Esplanada dos Ministérios, próximo ao Congresso Nacional. É possível apreciar a beleza de sua fachada a caminho do Congresso Nacional ou da Praça dos Três Poderes.
O Ministério de Justiça e Cidadania retomou o programa de visitas guiadas no Palácio da Justiça. A oportunidade é aberta a estudantes que desejam saber mais sobre as funções da pasta, secretarias e sobre o espaço onde funciona o ministério.
Uma obra singular. Desenhado por Oscar Niemeyer, o imponente e peculiar Palácio da Justiça, em Brasília, um dos chama atenção por sua arquitetura contemporânea que relê o estilo gótico – o uso sistemático do arco quebrado, por exemplo, permite ao mesmo tempo ampliar as aberturas e dar maior leveza visual - com um resultado tão imponente quanto o de quaisquer palácios presidenciais.
O Palácio da Justiça Raymundo Faoro fica do lado norte do Eixo Monumental, no centro de Brasília. O local é aberto ao público todas as tardes e é um dos muitos marcos importantes espalhados por essa ampla avenida.
Brasília, a capital brasileira, é uma cidade única e espetacular. É um Patrimônio da Humanidade, o tecido urbano da cidade e sua incrível coleção de edifícios monumentais fazem dele uma espécie de parque de diversões de sonhos para qualquer pessoa minimamente interessada em arte e homem. A pessoa interessada na história ficará fascinada por visitar uma cidade que foi projetada e criada para ser a capital do país. De ônibus há 16 horas viajando de São Paulo.
A visita à grande maioria dos monumentos que abrem suas portas aos turistas é gratuita. Existem, no entanto, algumas restrições de programação que devem ser conhecidas. O Palácio do Planalto, por exemplo, só pode ser visitado aos domingos. O Palácio da Alvorada só pode ser visitado no interior às quartas-feiras.
Entre maio e setembro quase não há chuvas em Brasília, faz muito calor e a umidade relativa pode atingir os níveis do deserto. Devido à falta de chuvas, a vegetação parece queimada. Se você puder evitar visitar Brasília durante esse período, quando o calor pode ser extremo, você irá apreciá-lo.
Belo Horizonte > Rio de Janeiro
Rio de Janeiro > Belo Horizonte