O prédio do Congresso Nacional, atual sede da Câmara dos Deputados, foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e inaugurado em 21 de abril de 1960. O Palácio é composto pelo Senado Federal e pela Câmara dos Deputados. A Câmara dos Deputados ocupa cinco edifícios: o edifício principal e quatro anexos. Nesta sede foram elaboradas as Constituições de 1967 e 1988. Atualmente a Câmara está em sua 53ª Legislatura, com 513 Deputados. O presidente atual é o Deputado Arlindo Chinaglia (PT- SP).
Projetado em 1958, é o vértice de ligação entre a Esplanada dos Ministérios e a Praça dos Três Poderes. O Congresso Nacional representa com a Torre de TV, os marcos verticais do Eixo Monumental. Sua concepção plástica contrapõe-se a linha horizontal da Cidade.
Diversos setores do Congresso Nacional são abertos a visitação (o que não deveria ser nenhuma surpresa, já que a Casa é do povo).
Alguns setores, como os Plenários ou os Gabinetes dos Parlamentares podem ter algumas restrições, de forma a não prejudicar trabalhos parlamentares.
Ao longo do dia, durante a semana, existem tours guiados tanto pela Câmara como pelo Congresso.
Funcionários treinados conduzem visitantes por diversas áreas, contando detalhes sobre cada uma delas.
Um passeio pelo Congresso, com guia ou não, permite conhecer diversos aspectos da riqueza histórica e cultural do Brasil.
Brasília, a capital brasileira, é uma cidade única e espetacular. É um Patrimônio da Humanidade, o tecido urbano da cidade e sua incrível coleção de edifícios monumentais fazem dele uma espécie de parque de diversões de sonhos para qualquer pessoa minimamente interessada em arte e homem. A pessoa interessada na história ficará fascinada por visitar uma cidade que foi projetada e criada para ser a capital do país. De ônibus há 16 horas viajando de São Paulo.
A visita à grande maioria dos monumentos que abrem suas portas aos turistas é gratuita. Existem, no entanto, algumas restrições de programação que devem ser conhecidas. O Palácio do Planalto, por exemplo, só pode ser visitado aos domingos. O Palácio da Alvorada só pode ser visitado no interior às quartas-feiras.
Entre maio e setembro quase não há chuvas em Brasília, faz muito calor e a umidade relativa pode atingir os níveis do deserto. Devido à falta de chuvas, a vegetação parece queimada. Se você puder evitar visitar Brasília durante esse período, quando o calor pode ser extremo, você irá apreciá-lo.
Belo Horizonte > Rio de Janeiro
Rio de Janeiro > Belo Horizonte