Palácio do Planalto é o nome oficial do local de trabalho da Presidência do Brasil. É o local onde está localizado o Gabinete Presidencial do presidente da República. O prédio também abriga a Casa Civil, a Secretaria-Geral e o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. É a sede do poder executivo do Governo Federal brasileiro. O edifício está localizado na Praça dos Três Poderes em Brasília, tendo sido projetado por Oscar Niemeyer. O Palácio do Planalto faz parte do projeto do Plano Piloto e foi um dos primeiros edifícios construídos na capital.
Uma das perguntas mais ouvidas pelos moradores de Brasília é: você conhece o(a) Presidente? A tarefa não é fácil, mas certamente o lugar mais provável de encontrá-lo é no Palácio do Planalto.
A belíssima construção de Oscar Niemeyer é o escritório presidencial. Sempre agitado, ele recebe constantemente a visita de políticos, ministros e chefes de Estado. Por isso mesmo é muito comum encontrar manifestantes em frente ao Palácio. Se quiser viver a cidade intensamente, entre na manifestação e grite junto!
Para o turista comum, o dia mais interessante é o domingo. Sem expediente, o Palácio abre as portas e o visitante pode conhecer as principais instalações, entre elas o gabinete presidencial. Obras de arte estão por todos os lados, mas a foto preferida dos visitantes é com o Rolls Royce presidencial.
Brasília, a capital brasileira, é uma cidade única e espetacular. É um Patrimônio da Humanidade, o tecido urbano da cidade e sua incrível coleção de edifícios monumentais fazem dele uma espécie de parque de diversões de sonhos para qualquer pessoa minimamente interessada em arte e homem. A pessoa interessada na história ficará fascinada por visitar uma cidade que foi projetada e criada para ser a capital do país. De ônibus há 16 horas viajando de São Paulo.
A visita à grande maioria dos monumentos que abrem suas portas aos turistas é gratuita. Existem, no entanto, algumas restrições de programação que devem ser conhecidas. O Palácio do Planalto, por exemplo, só pode ser visitado aos domingos. O Palácio da Alvorada só pode ser visitado no interior às quartas-feiras.
Entre maio e setembro quase não há chuvas em Brasília, faz muito calor e a umidade relativa pode atingir os níveis do deserto. Devido à falta de chuvas, a vegetação parece queimada. Se você puder evitar visitar Brasília durante esse período, quando o calor pode ser extremo, você irá apreciá-lo.
Belo Horizonte > Rio de Janeiro
Rio de Janeiro > Belo Horizonte