A Virada Cultural Paulista, realizada desde 2007, promove a circulação de programação artística em todas as regiões do Estado de São Paulo, chegando a cerca de 25 cidades a cada edição.
Nos dias 18 e 19 de maio, acontece a Virada Cultural 2019 em diversas regiões da cidade de São Paulo. O evento é conhecido por ter uma programação voltada para a cultura, arte e música por 24 horas ininterruptas e ter entrada gratuita.
A Virada Cultural é um mix de festas, shows, exposições, teatro, cinema e muito mais.
Inspirada no festival francês Noite Branca que acontece todos os anos em Paris desde o ano de 2002, a Virada Cultural convida a população a ocupar o centro da cidade, incentivando o convívio social através da cultura e possibilitando o acesso a diversas formas de arte às diversas classes sociais, além de buscar reverter o esvaziamento da região central de São Paulo. O evento possui palcos temáticos como a Avenida São João (Rock Nacional), Praça da República, Largo do Arouche (Estilo Popular) e a Estação Júlio Prestes. Durante toda a realização, o Metrô de São Paulo permanece aberto em tempo integral para que os participantes possam se deslocar entre os diversos palcos e assistir às apresentações espalhadas por toda a cidade.
O evento foi criado em 2005 durante a gestão Serra-Kassab visando oferecer gratuitamente para a população, atrações artísticas e culturais, durante 24 horas de programação cultural. Em sua primeira edição, a Virada trouxe a proposta de realizar atividades em toda a cidade utilizando equipamentos da Prefeitura, como as unidades do Centro Educacional Unificado, e parceiros, como o Serviço Social do Comércio e o Governo do estado de São Paulo. A proposta inicial permaneceria em outras edições. A escolha do mês de realização se mostrou, contudo, inadequada por conta dos altos índices pluviométricos característicos da primavera. A festa deu origem a Virada Cultural Paulista, que segue um modelo semelhante e acontece em vários municípios do interior de São Paulo.
Belo Horizonte > Rio de Janeiro
Rio de Janeiro > Belo Horizonte