Você está procurando um ônibus de Taubate para Rio de Janeiro de ida e volta? A TicketOnline permite-lhe fazer uma pesquisa entre as principais agências de viagens da Argentina e comprar online os melhores preços para as suas passagens a Rio de Janeiro e escolher a melhor hora e ao melhor preço. A compra é totalmente segura e confiável e garantimos os melhores preços em bilhetes de Taubate de ônibus para Rio de Janeiro. Você pode encontrar sua passagem no topo desta página. Obrigado por confiar no Vou de Bus!
Belo Horizonte > Rio de Janeiro
Rio de Janeiro > Belo Horizonte
Informação sobre Taubate:
Terra natal de Monteiro Lobato, Taubaté é conhecida nacionalmente como Capital da Literatura Infantil e fica localizada no leste paulista, a 130 km de São Paulo.
A cidade projeta-se como um polo industrial, pecuarista e rizicultor, além de ter significativa função cultural como Cidade Universitária do Vale do Paraíba, possuindo um dos melhores sistemas de educação da região.
Tropical de altitude, classificado como subtropical úmido (Cwa). Com verões quentes e úmidos, invernos amenos e secos. Temperatura média compensada anual em torno 21 °C, sendo o mês mais frio, julho com temperatura média de 16 °C e o mais quente, fevereiro, com temperatura média de 24 °C. São normais as tardes abaixo de 15 °C com a entrada de massas polares no inverno e estações de transição.
Apontado pela Veja como um dos 20 municípios brasileiros de médio porte preparados para se transformarem em metrópoles do futuro, Taubaté possui igrejas coloniais e antigos solares que contrastam com suas modernas construções.
Além de museus, monumentos, catedrais, parques, entre outros, a cidade ainda possui o Mercado Municipal, que oferece produtos típicos da região e a Estrada de Ferro Central do Brasil, importante patrimônio histórico que marca o período do auge do ciclo do café.
A 130 km da capital paulista, Taubaté (SP), com mais de 278 mil habitantes, é considerada a “Capital Nacional da Literatura Infantil”. O título, concedido pelo Congresso Nacional, deve-se ao fato do escritor infanto-juvenil Monteiro Lobato ter nascido ali. Com efeito, foi na chácara do Visconde de Tremembé, seu avô materno, onde encontrou inspiração para criar personagens ainda hoje vivos na memória do povo brasileiro.
Os anos se passaram, e a chácara do avô de Lobato tornou-se o atual Sítio do Pica-Pau Amarelo. Um pouco afastado do centro de Taubaté, o lugar reúne objetos e fotos do escritor. Lá o visitante é recebido por atores que encarnam os personagens mais conhecidos de sua obra: Dona Benta, Tia Nastácia, Visconde de Sabugosa, Pedrinho, Narizinho e a boneca Emília. Eles divertem as crianças com brincadeiras e histórias. Vale ressaltar que, a trupe de Lobato também está presente nos demais parques espalhados pela cidade: Vale do Itaim, Horto e Parque de Exposições Monteiro Lobato. Assim, nenhuma criança fica sem se divertir.
Não é apenas a literatura infanto-juvenil a marca registrada de Taubaté. As artes cênicas e a música sempre estiveram presentes no município. Foi lá que o comediante Mazzaropi construiu a PAM (Produções Amâncio Mazzaropi) e filmou muitos dos seus sucessos como “Jeca Tatu”, “O corinthiano”, “O puritano da rua Augusta”, entre outros. O estúdio é hoje um museu em cujo acervo há fotos, filmes, roupas e objetos pessoais do comediante.
No campo musical, destaque para o maestro e compositor Segesfredo “Fêgo” Camargo. Virtuoso violinista, o músico foi elogiado pelo maestro Villa-Lobos, quando de passagem por Taubaté, e recebeu convites para tocar em programas radiofônicos como a “Hora da Saudade”, da Rádio Difusora Paulista. Seu talento musical foi herdado por sua filha, Hebe, que começou como cantora de rádio e mais tarde se tornou apresentadora de TV.
Saindo do campo das artes, outra atração que merece a atenção do visitante é o Museu de História Natural, que exibe fósseis e réplicas de animais pré-históricos e contemporâneos da região do Vale do Paraíba.
Artesanato e gastronomia
Ao andar pela cidade é impossível não se deparar com alguma imagem do pavão azul, ave símbolo do folclore local. A peça, criada há 150 anos pela taubateana Dona Cândida, foi escolhida num concurso realizado em 1979 como símbolo do artesanato do Estado de São Paulo. Hoje, o pavão azul é confeccionado na Casa do Figureiro, onde 36 artesãos transformam, diariamente, argila em arte.
Outra tradição de Taubaté é a festa italiana no distrito de Quiririm. Entre final de abril e início de maio, as principais ruas do lugar dão espaço a diversas barracas de comidas típicas da Itália: lasanha, nhoque, pão com linguiça, pizza, fogazza, etc. A comilança é acompanhada de música ao vivo e danças folclóricas que esquentam a noite.
Informação sobre Rio de Janeiro:
Em geral, devido ao seu clima agradável, considera-se que a estação seca, de maio a novembro, é a melhor época para viajar ao Rio de Janeiro, mesmo quando a cidade ainda é bonita para ser visitada, em qualquer época do ano.
Conhecida como a Cidade Maravilhosa, o Rio de Janeiro tem uma variedade inesgotável de atrações, incluindo impressionantes maravilhas naturais, bairros cheios de vida, jóias culturais e impressionantes obras urbanas.
Entre as suas muitas maravilhas naturais, destaca as enormes montes estofados florestas tropicais conhecidos como Corcovado (704 m) e Pão de Açúcar (395 m), ambos os sites de espetacular beleza cênica, onde se pode admirar uma imensa variedade de flora e vida selvagem, e obter vistas panorâmicas da cidade.
Também dentro de suas atrações naturais, incluem suas belas praias de areia branca banhadas pelo Atlântico, algumas mais escondidas, especialmente desejadas por quem busca a solidão e outras sempre ocupadas e cheias de vida, como a famosa Ipanema e Copacabana.
Outra das principais atracções da cidade, são o seu mosaico de bairros, áreas conhecidas por seu luxo e paisagens como Leblon ou Ipanema, áreas que cativam por sua vida noturna incessante como Lapa ou bairros adoro por sua herança de valor inestimável, como o Centro Histórico ou Santa Teresa.
Complementar a oferta turística da cidade, preciosidades culturais como o Museu de Arte Moderna e obras urbanas famosos como o Cristo Redentor, Maracanã, Sambódromo, Catedral de San Sebastian e os Arcos da Lapa.